Paredão de escalada de 10 metros é atração durante o Abril Verde

Foto Divulgação

Toda a comunidade está convidada a escalar

Você já deve ter passado perto de grandes construções e visto pedreiros trabalhando em andaimes, pintores pendurados em fachadas ou outros trabalhadores desempenhando funções a muitos metros do chão. Perigoso, não é mesmo? Por isso, além de treinamento é preciso utilizar uma série de equipamentos de segurança. E é para mostrar a importância do uso desses equipamentos e, ainda demonstrar para aqueles que têm curiosidade, como é estar trabalhando suspenso, que a Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Joaçaba (CISTT), colocou à disposição de toda a comunidade um paredão de escalada com 10 metros de altura, que equivale a um prédio de três andares.
A estrutura está montada no Parque Municipal Ivan Oeste Bonato, em Joaçaba, onde ficará até o dia 18 de abril. Depois disso, a partir do dia 20, estará em Herval d’ Oeste, na Praça Daniel Olímpio da Rocha (Praça da Rede Ferroviária).  A iniciativa faz parte das ações do Abril Verde, mês dedicado prevenção de doenças, acidentes e mortes no ambiente de trabalho. “Nosso objetivo é mostrar que o trabalho em altura exige, uso de calçado adequado, capacete e cinto de segurança e mostrar as dificuldades que o trabalhador enfrenta ao estar suspenso. Estamos aproveitando também para entregar materiais alusivos ao Abril Verde conscientizando a população sobre a necessidade de prevenir doenças, acidentes e mortes no trabalho” afirmou o coordenador das atividades do Abril Verde, Pedro Nogueira.

Foto Divulgação

A atividade é gratuita e aberta para toda a população. No entanto, quem topar o desafio precisa estar usando calçado fechado, de preferência tênis. Já as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável que assinará um termo permitindo que participem. “Dá um pouco de medo, mas a experiência é muito legal. Aliás, a iniciativa de conscientizar sobre o trabalho seguro como um todo é muito bacana” afirmou Marcos Martins, um dos participantes.
“Crianças, adultos e até pessoas de mais idade estão se desafiando. Cada um faz no seu ritmo e respeita seu limite. Lembramos ainda, que a estrutura foi montada com o máximo de segurança e há pessoas monitorando a atividade para que não aconteçam acidentes, assim como deve ser também no ambiente de trabalho. Fica o convite para que todos venham participar” finalizou Pedro.

Foto Divulgação

AGENDA
Joaçaba: até o dia 17 de abril, das 16h às 21h30.
Herval d’ Oeste: sábado (20) e domingo (21), das 9h às 18h. De 22 a 30 de abril, das 14h30 às 21h.
Nos dias de chuva a atividade não acontece.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *