Escola Professor Adolfo Becker comemora 50 anos de atividade

Atualmente, a unidade escolar atende 216 alunos na faixa etária de 4 a 13 anos, matriculados do pré ao quinto ano do Ensino Fundamental.

Claudia Mota
jornalismo@raizesdiario.com.br

O Grupo Escolar Municipal Professor Adolfo Becker, localizado na Rua Minas Gerais, 177, bairro São Vicente, em Herval d’Oeste, comemora seus 50 anos de atuação neste sábado, dia 13 de abril, das 14h às 17h30.
Viviane Campanhol, diretora da escola, conta que “serão realizadas apresentações dos alunos, cerimônia do cinquentenário e coquetel de confraternização, além de atividades como: orientação em saúde bucal, corte de cabelo, orientação financeira, orientação em saúde preventiva contra incêndios, acidentes domésticos, orientação para um trânsito seguro, brincadeiras, pintura facial, projeto Eco Cooperação, acuidade visual, manutenção de óculos e teste de glicemia”.
Para Viviane, a comemoração significa “uma data importante onde percebe-se a evolução e o trabalho em equipe desenvolvido ao longo de meio século sempre em prol do desenvolvimento da coletividade e da construção do conhecimento. Gratidão é a palavra que expressa meu sentimento pela oportunidade de estar na gestão desta Unidade Escolar neste momento tão especial, onde, podemos dizer que por aqui passaram e passam muitas pessoas que marcaram e marcam nossas vidas. Certamente, a escola também deixou contribuições a elas. Posso dizer que é extremamente gratificante poder olhar para trás e ver que dia após dia contribuímos para a educação e formação das crianças pelas quais, através de nossa profissão, temos a nobre missão de educar”, declarou.
As festividades acontecem na própria escola com diversas atividades em parceria com a Prefeitura de Herval d’Oeste, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, APP do GEM Professor Adolfo Becker, Secretaria de Saúde, ESF Nossa Senhora Aparecida, Aurora Alimentos, Specht, Sesc, Sesi, Siticom.

HISTÓRIA
O Grupo Escolar Municipal Professor Adolfo Becker foi fundado em 11 de fevereiro de 1969, onde permaneceu como Escola Isolada Rotary até 11 de novembro de 1988. Em seguida passa a ser Escola Reunidas Rotary devido ao aumento da demanda de alunos. Em 1995 passa a ser Grupo Escolar Rotary. Na data de 23 de junho de 1998 a unidade passa a ser denominada Grupo Escolar Municipal Professor Adolfo Becker, com o intuito de homenagear Adolfo Becker, professor envolvido com as causas da Educação, o qual sempre buscou assessorar e atuar no processo educativo do município e região.

Foto Divulgação

Atualmente, a unidade escolar atende 216 alunos na faixa etária de 4 a 13 anos, matriculados do pré ao quinto ano do Ensino Fundamental, vindos dos bairros Nossa Senhora Aparecida, São Vicente, Vila Rica, Linha Barra Verde e Linha Pacífico. A escola conta com atuação de 26 profissionais.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

QUEM FOI ADOLFO BECKER
Adolfo Becker nasceu em 20 de novembro de 1937, filho de Humberto e Maria Becker. Estudou no Seminário de Corupá até a primeira série do 2° Grau (atual Ensino Médio). Formou-se normalista em 1956 na Escola Normal São Luiz, em Brusque. Em 1970 concluiu o curso superior de Ciências Naturais em Passo Fundo (RS). Foi diretor de escola em 1965 e professor em 1984. Ingressou no serviço público estadual em 1º de março de 1958 como professor no Grupo Escolar Professor Honório Miranda, em Gaspar. Em 1960 foi nomeado diretor do Grupo Escolar Dr. Frederico Rolla de Atalanta. Em 5 de agosto de 1968 foi nomeado inspetor escolar na 9° Circunscrição. Foi professor no Colégio Frei Rogério, Colégio Comercial Joaçaba e Colégio Ivo Silveira. Em 1981 foi nomeado chefe da DIVAP, na 9° UCRE, município de Joaçaba. Aposentou-se em 17 de fevereiro de 1984. Faleceu vítima de um acidente automobilístico no dia 4 de agosto de 1989. Foi casado com Enedite Cardoso Becker e teve três filhas: Lígia Maria, Leila Regina e Márcia Helena. A família reside no município catarinense de Atalanta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *