Unoesc abre inscrições para Mestrado e Doutorado em Educação

Da Redação

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc está com inscrições abertas, até o dia 30 de abril, para os cursos de Mestrado e Doutorado. De acordo com o coordenador do Programa, professor Elton Luiz Nardi, para se inscrever em qualquer um dos cursos é necessário, primeiramente, que o candidato preencha o formulário no portal e anexe o memorial descritivo relativo à proposta investigativa, para a opção de Mestrado, ou o projeto, para quem desejar cursar o Doutorado. Em ambos os casos, também será necessário anexar a documentação solicitada, conforme consta no Edital. Podem se candidatar ao Doutorado os portadores de diploma de Mestrado.

“O memorial é um instrumento importante porque possibilita ao candidato manifestar suas intenções de investigação, além de descrever sua trajetória profissional e acadêmica. O Edital traz um modelo, um roteiro mínimo, para esse memorial, que deverá ser anexado ao sistema juntamente com a documentação. Com essas providências tomadas, o candidato deve, ainda, emitir o boleto para o recolhimento da taxa de inscrição”, explica o coordenador.

Já o candidato ao curso de Doutorado deverá anexar, também, o diploma do curso de Mestrado, haja vista constituir pré-requisito para a candidatura ao Doutorado. Do mesmo modo, deverá anexar a documentação solicitada e o projeto de pesquisa, cuja estrutura está indicada no Edital.  Concluída a postagem da documentação, o candidato deve imprimir boleto e recolher respectiva taxa de inscrição.

Nardi enfatiza que após ter concluído o processo de inscrição, o candidato deverá ficar atento para os desdobramentos do processo de seleção, que compreendem, no caso do Mestrado, a prova escrita a ser realizada no dia 20 de maio, e, em seguida, tendo sido aprovado, a análise do memorial descritivo e currículo do candidato e a entrevista. No caso do Doutorado, a primeira fase compreende a análise do projeto essa fase é eliminatória, seguida da prova, igualmente eliminatória, e da entrevista, que também tem por base o projeto e o currículo do candidato.

O Programa de Pós-graduação conta com duas linhas de pesquisa “Educação, Políticas Públicas e Cidadania” e “Processos Educativos”. É em torno dessas linhas que o conjunto de professores realiza seus estudos, pesquisas e demais atividades acadêmicas. “É muito importante que cada candidato observe a especificidade de cada uma das linhas, justamente para reconhecer com qual delas se identifica, tendo em vista seu interesse de pesquisa. Em nosso site há todas as informações quanto à especificidade de cada linha, quais são os professores vinculados e a própria emenda da linha, dentre outros dados. Isso possibilita que o candidato tome conhecimento dos projetos de investigação dos professores e dos pontos temáticos enfocados, a fim de que a sua proposta seja clara e dialogue com a especificidade da linha”, conclui Nardi.

O coordenador ainda destacou que nesse ano a Unoesc inovou no processo de seleção, eliminando a necessidade de envio de documentos por correio, como ocorria anteriormente. Nessa edição toda a documentação deverá ser digitalizada e anexada ao formulário eletrônico, restando apenas a providência da impressão do boleto para o recolhimento da taxa de inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *