Gered abre inscrições para curso gratuito de Libras

Foto Divulgação

Claudia Mota
jornalismo@raizesdiario.com.br

A Gerência Regional de Educação (Gered) de Joaçaba abre inscrições para curso gratuito de Libras (Língua de sinais brasileira), língua oficial dos Surdos no Brasil, reconhecida pela lei Nº 10.436/2002. Além de professores, a comunidade também pode participar do curso.

Segundo Eloni Luiza Bevelacqua Cerati, responsável pela Educação Especial da Gered Joaçaba, estão abertas inscrições para duas turmas. “Os interessados podem se inscrever para a turma de nível básico 1. São 40 vagas para esta turma que terá aulas nas terças-feiras. Também temos 30 vagas para o nível básico 3, com aulas nas quintas-feiras, para quem tem o básico 1 e 2”, explica Eloni.

A carga horária do curso básico 1 é de 40 horas, do básico 3 é de 60 horas. As aulas começam nos dias 12 e 14 de março, terça e quinta-feira, respectivamente, sempre das 19h às 22h, na sede da Gered Joaçaba. “As aulas são práticas, com aplicação de prova final para aprovação. Também é exigido cem por cento de presença para que o aluno receba o certificado”, ressalta Eloni Cerati.

Ao centro o professor Luiz Fernando, com uma das turmas do curso de Libras da Gered Joaçaba – Foto Divulgação

As aulas serão ministradas pelo professor Luiz Fernando Conrado, professor de Libras, formado em Letras-Libras pela UFSC. De acordo com o professor, “o curso tem o objetivo de difundir o uso da Libras favorecendo a comunicação entre surdos e ouvintes no desempenho de atividades pedagógicas, profissionais e nas relações sociais garantindo o respeito às diferenças e à diversidade sociocultural”.

Para Conrado, “a Libras não tem mistério e torna-se mais fácil quando você tem interesse. Contudo, para facilitar a aprendizagem, é fundamental fazer bons cursos e conviver com a comunidade surda. Então, aproveitem essa oportunidade para aprender Libras”, ressalta o professor, que é surdo desde os 9 anos após uma meningite.

As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, dia 11, às 12h30 às 18h30, na sede da Gered, na Rua Roberto Trompowski, 88, Centro, ou pelos telefones 3551-8323 (Eloni), 3551-8319 (Janete) ou 3551-8329 (Rosangela).

Leia também

APAS completa 36 anos de história

Literatura e Aprendizagem foi tem pedagógico da APAS em 2018

Comments
  1. Simone Cleusa Schneider

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *