Desfile das escolas de samba é Emoção em 65 minutos…

Foto André Arcênio/Liesjho

Claudia Mota
jornalismo@raizesdiario.com.br

Este é o tempo máximo em que cada escola de samba deve realizar seu desfile na Avenida. Segundo o regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d´Oeste (Liesjho), o desfile também tem tempo mínimo. Cada agremiação deve desfilar de 55 a 65 minutos. A escola perde 0,2 pontos para cada minuto a menos do tempo mínimo ou excedente ao tempo máximo. O tempo de desfile é uma das obrigações das escolas. “O desfile de cada escola terá início no momento em que for acionado o cronômetro da Direção Artística dos Desfiles ou quando o primeiro integrante cruzar a linha demarcatória do início do desfile (primeiro poste após o Hemosc, lado esquerdo no sentido dos desfiles) e terminará no momento em que o último componente ou alegoria da agremiação ultrapassar a faixa demarcatória do final do desfile (Bob’s lanches)”.

Outra obrigação é quanto ao número de componentes. “Cada escola deve desfilar com, no mínimo 600 componentes, sendo que também serão contados os diretores de Ala, Alegoria, Comissão de Frente, Casais de Mestre-Sala e Porta-Banderia e Bateria, não podendo ultrapassar o limite de 120 diretores”.

O regulamento prevê também número mínimo de 60 ritmistas na Bateria, 35 baianas e a Comissão de Frente deve ter de 10 a 15 componentes. Sobre alegoria ou carro-alegórico, o regulamento limita mínimo de três, com exceção dos elementos que fizeram parte das Comissão de Frente.

Estes são algumas das obrigatoriedades, que segundo o documento, “o não cumprimento implicará na penalização de 0,2 de pontos para cada inciso infringido nos desfiles de sábado”.

Além das exigências, 24 julgadores, sob a coordenação de José Roberto Brandão, de São Paulo, vão avaliar Alegorias, Baterias, Comissão de Frente, Evolução, Enredo, Fantasias, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, e Samba de Enredo.

Será declarada vencedora a Escola de Samba que somar o maior número de pontos das notas dos oito quesitos apurados podendo atingir no máximo 240 pontos. Serão admitidos empates entre duas ou mais agremiações. Não há critério de desempate.

A apuração das notas será no dia seguinte ao desfile, no domingo, dia 3 de março, às 18h, no camarote Liesjho da Avenida XV de Novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *