Setor inicia mapeamento cultural de Joaçaba

Cadastro será o maior já realizado no município

O ano recém começou e os trabalhos da Coordenadoria de Comunicação, Cultura e Eventos, por meio da sua Gerência de Cultura, já estão a todo vapor. A Casa da Cultura Rogério Sganzerla, iniciou um chamamento público, além de uma série de contatos com diversas instituições, a fim de colher informações sobre a realidade cultural do município de Joaçaba.

O mapeamento deverá ser abrangente e irá buscar diagnosticar quem são os artistas (músicos, atores, desenhistas, tatuadores, dançarinos, artesãos, fotógrafos, etc), quem são as pessoas que trabalham com a cultura (cenógrafos, iluminadores, decorações, técnicos de som e luz, etc) e os que produzem cultura (produtores culturais, instituições, cursos, oficinas, etc), bem como identificar os equipamentos culturais do Município (teatros, bibliotecas, auditórios, museus, casas de cultura, etc), além de buscar neste levantamento, re(conhecer) os mestres e seus saberes (sapateiros, benzedeiras, parteiras, arrumadores de ossos, remedeiras, alfaiates, etc).

Estas informações, que devem compor o maior cadastro cultural já feito no município até então, servirão para expor o diagnóstico atual da cultura local, que dará a base para a construção do Plano Municipal de Cultura, que iniciou no último dia 30 de novembro e que terá como primeiro momento de discussão com a sociedade no próximo dia 14 de fevereiro, quando será realizado o Fórum do Plano Municipal de Cultura.

Qualquer pessoa pode colaborar com o mapeamento cultural, enviando informações para o e-mail casaculturajba@gmail.com. Mais informações, a Casa da Cultura atende até o próximo dia 11 de janeiro, na Rua 13 de maio, 64, Centro de Joaçaba, voltando as suas atividades normais no dia 1º de fevereiro. Telefone 49 3521-2827.

(Fonte Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Joaçaba)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *