Hábitos matinais que ajudam a emagrecer

Confira cinco medidas simples que ajudam a perder peso e que você pode fazer pela manhã. Com pequenos ajustes na sua rotina, é possível acelerar o emagrecimento e ter uma vida mais saudável. Existem diferentes fatores que podem contribuir para emagrecer que não necessariamente tem a ver com se alimentar e fazer exercícios. A parte boa é que eles são simples e podem ser praticados logo pela manhã. Veja a seguir algumas práticas simples.

RECEBA A LUZ DO DIA
A luz é responsável por guiar o ciclo circadiano (ou o famoso relógio biológico), pelo qual nosso corpo organiza suas funções dentro das 24 horas do dia. Com esse ciclo bem definido, é mais fácil para o corpo trabalhar e eliminar gordura. Já o sol, por sua vez, age como indicador de um momento importante para o corpo: a hora de acordar. “Abrir a janela de manhã como as avós ou seus pais faziam é uma excelente maneira de dizer para o organismo que já é dia”, diz o médico do sono Geraldo Lorenzi. Ao regular esse ciclo, você também regula os hormônios estimulantes da fome, da saciedade e o metabolismo. Separe 20 minutos pela manhã para acordar com calma e deixar o corpo, sem pressa, entender que já amanheceu.

CAPRICHE NA PROTEÍNA
Um café da manhã com uma quantidade ideal de proteína pode ajudar a aumentar a saciedade e afastar a compulsão alimentar ao longo do dia. Além disso, a proteína ajuda a acelerar o metabolismo mais do que carboidratos ou gorduras. Foi o que mostrou um estudo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, apontando que enriquecer a primeira refeição do dia com proteínas pode promover o emagrecimento, gerando sensação de saciedade, além de estabilizar os níveis glicêmicos. Para isso, aposte em ovos, iogurte grego simples, manteigas de oleaginosas, frango e peito de peru.

SUBA NA BALANÇA
Um estudo da Tampere University of Technology, na Finlândia, mostrou como pesagens frequentes ou diárias são benéficas para a perda de peso. Na análise, pessoas que, além de cuidar da alimentação, ainda se pesavam diariamente perdiam cerca de três vezes mais peso e gordura corporal do que os participantes que se pesavam com menos frequência. O que isso tem a ver com o período da manhã? É justamente nesse horário que você consegue acompanhar a evolução do seu peso com maior precisão.

BEBA ÁGUA GELADA
Acordou, escovou os dentes e fez xixi? Então, nada de ir buscar um café ou aquela fruta. Antes, beba água gelada, para hidratar o organismo e ainda mandar embora algumas calorias. “Como a nossa temperatura interna é bem mais quente do que a água gelada, o organismo precisa gastar mais energia para aquecer o corpo, queimando assim mais calorias”, destaca Sara Bragança, médica especializada em terapia ortomolecular.

SE EXERCITE
Você sente preguiça de ir para a academia de manhã? Um estudo da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, mostrou que 45 minutos de exercícios pela manhã pode afastar a motivação excessiva para comer. Outra grande vantagem dos exercícios logo cedo é que eles podem melhorar seu humor. Em conjunto, essas vantagens podem se converter em motivação para novas mudanças na dieta e no estilo de vida, que poderão contribuir ainda mais para que você atinja seus objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *