Empresários de Joaçaba promovem grande degustação de vinhos brasileiros em Goiânia

Organizadores da Expovinho Joaçaba estão na capital de Goiás para apresentar a terceira edição do Brinda Brasil – Salão de Vinhos, Espumantes Brasileiros de Bebidas Especiais do Centro-Oeste, com participação de 23 vinícolas, três lojas e uma importadora, além de marcas de alimentos, cahaçaria e empório.

Sérgio Luiz Belló, Silmara Stoffel e Rodrigo Leitão inauguram nesta quinta-feira, no Hotel Mercure Goiânia, a terceira edição do Brinda Brasil naquela capital. Com expectativa de público de 500 pessoas por noite, eles reuniram 23 vinícolas brasileiras, três lojas de vinhos da cidade e uma importadora de nível nacional, a Decanter, que tem sede em Blumenau-SC.

“O público poderá apreciar a produção brasileira e comparar com os importados”, desfia Rodrigo Leitão, apostando no sucesso da produção nacional. “Vou conversar com produtores e empesas, para trazer novidades para Joaçaba”, ressalta Sérgio Belló, proprietário do Supermercado Frei Bruno. Silmara Stoffel chama a atenção para o intercâmbio com empresas de vários estados e  com a possibilidade de varias delas estarem presentes na terceira edição da ExpoVinho Joaçaba, em agosto de 2019. “Sempre estamos prospectando negócios neste setor e se pudermos levar para Joaçaba, melhor”, define ela.

O Brinda Brasil Goiânia já virou tradição na cidade, no segundo semestre e apresenta grandes novidades para o público. Distribuídas por vários estandes e lounges, 23 vinícolas brasileiras apresentarão cerca 150 rótulos de vinhos e espumantes nacionais. Além disso, três grandes lojas especializadas de Goiânia estarão presentes no evento, mostrando o que há de mais recente entre os lançamentos internacionais de vinhos brancos, tintos e rosés. No total, a organização do evento prevê cerca de 50 rótulos expressivos da produção estrangeira.

“Será  a maior apresentação de vinhos brasileiros e internacionais em um único evento na cidade”, destaca o jornalista e sommelier Rodrigo Leitão, editor das páginas especiais do Raízes Diário. Ele é o idealizador e um dos organizadores do evento.

“Também trouxemos uma novidade implementada em Brasíia, neste ano: os jantares harmonizados. Serão duas noites, dia 29 e 30, paralelamente ao evnto (mas dentro dele!), com entrada + prato principal + sobremesa, acompanhados de espumante rosé e moscatel”, explica Silmara Stoffel. “Para 2019, faremos um jantar semelhante em Joaçaba”, completa.

Rodrigo Leitão informa que o Brinda Brasil Goiânia reuniu mais de 1.600 pessoas em quatro noites ou dez horas de degustação, nas duas edições anteriores. “Os goianos provaram mais de 20 mil taças de 50ml em duas edições do Brinda Brasil, o que dá uma média de cerca de 600% a mais que o consumo brasileiro. Isso em apenas vinte horas de degustação”, enfatiza o organizador. “Um evento nesta época do ano torna-se uma ótima oportunidade tanto para lojistas quanto para o público de fazer suas compras de final de ano. Aqui reunimos mais de 20 produtores, com preços especiais e que cabem em todos os bolsos”, conclui Sérgio Belló.

Dicas de vinhos e espumantes para as festas de fim de ano

1. Espumante Brut – Acompanha todos os pratos de Natal e Ano Novo e ainda pode ser utilizado para o Brinde do Réveillon.

2. Espumante Brut Rosé – É excelente com carne de porco, peru, carne vermelha, frutos do mar, bacalhau e peixe mais gorduroso.

3. Vinho Tinto – Para as festas de fim de ano, ele vai acompanhar bem o pernil, peru, bacalhau, churrasco. Nesse caso, as melhores uvas são Merlot, Syhaz, Cabernet Sauvignon e Malbec.

4. Vinho Branco – Os de uva Chardonnay com passagem por madeira vão muito bem com lombo de porco, chester, peixe e bacalhau cozidos.

5. Vinhos Doces – Os vinhos doces mais palatáveis são os espumantes Moscatel, demi-séc, os vinhos de colheita tardia e os vinho do Porto. Todos vão com sobremesas. Mas também podem ser servidos de boas-vindas, para acompanhar petiscos (castanhas, nozes, avelãs, frutas secas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *