Quarenta mil catarinenses não querem receber ligações de telemarketing

Quase 40 mil catarinenses acessaram o site do Procon SC – http://www.procon.sc.gov.br/ – e se cadastraram no sistema para não receberem mais ligações de empresas de telemarketing. O serviço disponibilizado há dois anos permite registrar números de telefones fixos e celulares além de e-mails. Michel da Silva, diretor do Procon estadual, explica que neste período houve apenas 79 reclamações de clientes dizendo que se cadastraram e mesmo assim o telemarketing ligou. Michel explica que o consumidor após fazer o cadastro no site e voltar a receber ligações de telemarketing, ele pode fazer a reclamação no Procon municipal ou estadual. As empresas de telemarketing de todo o Brasil também precisam fazer o cadastro no site do Procon estadual, assim elas têm acesso a lista de números e e-mails para os quais elas não podem mais enviar mensagens ou fazer ligações.

Michel da Silva relata que 1512 empresas se cadastraram até o momento para ter acesso as essas informações e efetuarem o bloqueio. O coordenador orienta que se o consumidor tiver feito o cadastro no site para não receber mais ligações de telemarketing, mas continuar recebendo, ele deve anotar alguns dados para conseguir formalizar a sua reclamação. São dados mínimos como o horário e a empresa que ligou. Com esses dados, o Procon irá notificar a empresa 30 dias após fazer o cadastro, ligações de telemarketing não podem mais ser recebida, nos telefones e endereços eletrônicos cadastrados. No entanto, o diretor do Procon estadual esclarece que ligações de entidades sem fins lucrativos para arrecadação de doações, por exemplo, não entram na lista dos telemarketing bloqueados. No site do Procon SC tem um banner que leva para o cadastro e precisa ser preenchido para nunca mais receber ligações, SMS, ou e-mail de propagandas ou ofertas de serviços.

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