Mais de 13 mil visitantes conhecem a Unoesc em eventos voltados à escolha da carreira profissional 

Com o objetivo de auxiliar os jovens do Ensino Médio na escolha de sua profissão, oportunizando o contato com todos os cursos oferecidos e com a infraestrutura da Universidade, a Unoesc abriu suas portas para estudantes e comunidade em geral. A interação ocorreu por meio da realização da “Feira das Profissões” nos campi de Joaçaba, Videira e São Miguel do Oeste, do “Universo Unoesc” na Unoesc Xanxerê e da “Feira CRIE” em Chapecó. Os eventos mobilizaram juntos mais de 13 mil visitantes.

O “Universo Unoesc” aconteceu em Xanxerê no mês de agosto. Participaram aproximadamente 1600 estudantes do Ensino Médio, oriundos de 22 cidades. Os visitantes foram orientados sobre o acesso ao ensino superior, além de fazer visitas aos laboratórios e participarem de oficinas e atividades diferenciadas organizadas pelos cursos.

Os demais eventos se concentraram no mês de setembro. No dia 11, foi a vez da Unoesc Videira realizar a “Feira das Profissões”. Cerca de 1,5 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio, de 16 escolas da rede pública e privada da região participaram. Eles estiveram em contato com acadêmicos, professores e coordenadores de cursos, buscando informações acerca das graduações que estão sendo oferecidas para ingresso em 2019.

Na mesma semana, entre os dias 13 e 14 de setembro a Feira foi realizada na Unoesc Joaçaba. Passaram pelo complexo Esportivo, cerca de 4 mil visitantes, dentre os quais estavam alunos do Ensino Médio de escolas das regiões Meio-Oeste e Oeste de Santa Catarina, de cidades do Noroeste do Rio Grande do Sul e a comunidade em geral.

Durante a Feira, os visitantes conheceram mais de 20 cursos de graduação da Unoesc Campos Novos, Capinzal, Joaçaba e EaD, receberam orientações sobre carreiras, vida universitária, dinâmica da Unoesc, Vestibular Acafe, Seletivo Unoesc, bolsas de estudos, Intercâmbio e outros assuntos importantes. Também foram realizadas visitas monitoradas, nas quais os estudantes e a comunidade conheceram os laboratórios dos cursos, a biblioteca, a Rádio Unoesc FM e o Ambulatório Universitário (AMU).

Em Chapecó, a interação da Universidade com a comunidade externa ficou a cargo da 4ª Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo (CRIE), que reuniu mais de quatro mil visitantes na 4ª Mostra de Ciência e Inovação 3ª Feira Regional do Conhecimento da GERED e 1º Startup Teens. Na oportunidade, foram apresentados 41 projetos expostos por estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional. A 4ª CRIE contou também, com apresentações culturais, oficinas educativas e jogos interativos.

Fechando o mês, foi a vez da Unoesc São Miguel do Oeste trazer os estudantes para conhecer a Universidade. Entre os dias 26 e 27, mais de 2,5 mil alunos de 54 escolas da região participaram da “Feira das Profissões”. Durante os dois dias de evento, os estudantes entraram em contato com o universo do conhecimento, da inovação e da tecnologia para escolher a profissão que querem seguir.

Além da interação com os cursos, os eventos proporcionaram ainda, a possibilidade dos alunos se inscreverem no Vestibular Acafe e Seletivo Unoesc. Para o coordenador geral de Marketing, Comunicação e Editora Unoesc, Tiago de Matia, tais momentos mostram todo o potencial da universidade em formar bons profissionais e trazem à tona a capacidade de interação com a comunidade.

“Somos uma universidade comunitária, presente e atuante nas escolas e demais ambientes sociais e culturais em todas as regiões onde estamos inseridos, direta e indiretamente. Quando vemos o sucesso desses momentos, onde se observou, de maneira tão especial, a interação com nosso público e a apresentação da Unoesc e sua magnífica infraestrutura, entendemos que vale muito a pena dedicar-se à educação de qualidade, a educação de verdade, onde se tem, muito além do diploma, a plena vivência acadêmica que gera tanta riqueza que sequer conseguimos mensurar. Poder passar essa e outras mensagens de convicção fez com que nosso entusiasmo pela Unoesc cresça ainda mais, pois entendemos, ao ver cada um dos nossos estimados visitantes, que somos agentes da transformação”, concluiu Tiago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *