Presidente do TRE-SC participa de evento da Facisc

Roesler comemorou a iniciativa, a forte presença feminina e falou sobre os preparativos para as eleições

Andréa Leonora
CNR-SC/ADI-SC/Central de Diários

Florianópolis – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), desembargador Ricardo Roesler, participou do lançamento da Cartilha Voz Única, na manhã desta quinta-feira (13), em ato que reuniu candidatos e empresários da região da Grande Florianópolis. Já no mês de maio, durante a ExpoGestão, realizada em Joinville, Roesler se posicionou favoravelmente à iniciativa e colocou o Tribunal como apoiador. “Trata-se de uma ação cívica, um programa que visa beneficiar não só os empresários, mas toda a sociedade catarinense”, justificou.

Foto: Andréa Leonora

O desembargador disse que o TRE é muito sensível a esse tipo de iniciativa que, para ele, representa uma diretriz não só para os candidatos, mas para o conjunto dos catarinenses. A Facisc e o TRE-SC já são parceiros em vários programas institucionais, como os de incentivo ao jovem eleitor (O voto é meu. Meu futuro. Minha escolha), o de combate às notícias falsas (Se é Fake não é News), o de incentivo à participação feminina (Mulheres na política. Elas podem. O país precisa.), além da que está sendo veiculada agora, cujo mote é “Eleição com participação é eleição em corrupção”, que estimula a transparência por parte dos partidos e a fiscalização por parte dos cidadãos. “Todas as nossas ações serão divulgadas pelo movimento Voz Única, o que amplia muito a nossa força para chegar aos jovens, às mulheres, aos eleitores e à sociedade de em geral”, comemorou.

ELEIÇÕES

Quando questionado sobre os preparativos para as eleições, Roesler resumiu: “Muito trabalho!” É que o Tribunal está empenhado em analisar todos os registros de candidaturas. Até o final desta manhã já tinham sido realizados 95% dos julgamentos e o prazo final é segunda-feira (17). Por enquanto, foram indeferidas 12 candidaturas entre as mais de 700 inscrições. “Estamos de plantão, trabalhando inclusive no final de semana, e até segunda-feira esse quadro pode mudar. Mas por enquanto está tudo dentro da normalidade.”

O TRE–SC também já está finalizando o trabalho de distribuição das urnas, de convocação e instrução dos mesários, além de estar de olho nas propagandas eleitorais. Já foram feitas mais de 120 denúncias. “Todas estão sendo muito bem instruídas para serem julgadas e, na medida do possível, serem retiradas do ar. O forte da eleição deste ano são as redes sociais. Mas estamos preparados, bem organizados e informamos antecipadamente tanto os partidos quanto os candidatos. Esse trabalho de prevenção surtiu muito efeito.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *