Vigilância Sanitária fiscaliza água distribuída pelo Simae

Da Redação

Como forma de lembrar a população sobre a importância da manutenção da saúde pública no município, a Vigilância Sanitária de Herval d´Oeste fez um balanço de suas ações no último mês. Composta por uma equipe de três pessoas: um coordenador e dois fiscais, órgão tem a função de orientar, inspecionar e fiscalizar ações que envolvem questões relativas à água, alimentos, estabelecimentos de saúde, medicamentos, saneamento ambiental, entre outras.

Para a equipe, o foco da Vigilância Sanitária é fiscalizatório em benefício do consumidor e da saúde pública. Valdemar Amaral e Silva, coordenador da vigilância em Herval d´Oeste (FOTO), destaca que a vigilância tem uma programação estabelecida e no último mês foram realizadas 38 vistorias em estabelecimentos, sendo 19 estabelecimentos de alimentação.

Foram 14 coletas de água, com o intuito de fiscalizar a qualidade da água distribuída pelo Simae, bem como, as águas distribuídas pelas associações do interior. Ele destaca que as três associações que distribuem água no município estão distribuindo água tratada com cloro e flúor, ou seja, oferecendo uma água de boa qualidade para a população. Atualmente, Herval d´Oeste oferece água tratada nas residências de mais de 90% da população.

A Vigilância Sanitária realiza a coleta de amostras da água mensalmente em pontos e datas diferentes para fazer a análise do produto que é distribuído a população. O coordenador pontua que todas as coletas apresentaram resultados positivos, ou seja, a água é segura e com qualidade, nenhum problema foi encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *