Joaçaba promove diversas atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Nesta sexta-feira, dia 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data é marcada com mobilização e incentivo à denúncia de casos de violências infanto-juvenil.

Em Joaçaba, ao invés de uma atividade única no dia 18 de maio, como acontecia nos outros anos, o CREAS – Centro Referência Especializado de Assistência Social em parceria com o CMDCA – Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar desenvolverão ações durante todo o ano para que o tema seja trabalhado e lembrado permanentemente.

No mês de maio, o CREAS irá promover uma roda de conversa no Centro Educacional Frei Bruno com os professores do educandário sobre o tema e o Conselho Tutelar estará sensibilizando o comércio da cidade para que decorem as suas vitrines de branco a fim de marcar a data como uma maneira de chamar a atenção da população para a necessidade emergencial por um mundo melhor e livre da violência.

Já o CMDCA usou como critério para seleção das entidades que receberam o repasse do FIA – Fundo da Infância e da Adolescência que fosse trabalhado ao longo de 2018 o tema da violência e exploração de crianças e adolescentes e/ou trabalho infantil, sendo assim as entidades abaixo estarão desenvolvendo as seguintes atividades de prevenção no ano de 2018:

 

ENTIDADES/PROJETO
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – APAE

“APAE de Joaçaba, na Luta Contra a Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil”

Tem como objetivo promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio às famílias, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Ações:

1- Entrega de flyers e exposição de banner informativo sobre “Prevenção de violência sexual”, nos diversos eventos da APAE;

2- Divulgação do tema sobre “Prevenção de violência sexual”, nas redes sociais visando a conscientização da população;

3- Conversa informativa (duas) sobre os temas com as participantes do Clube das Mães;

4- Grupo terapêutico com os adolescentes da APAE, abordando as temáticas;

5- Conversa informativa e entrega de flyers para as crianças e adolescentes da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes.

 

INSTITUTO UNIMED SANTA CATARINA
“VIVER BEM NA ESCOLA”

Tem como objetivo de promover ações educativas em prol da qualidade de vida, assegurando os direitos das crianças e adolescentes, com foco na prevenção e conscientização, bem como assegurar um mundo mais saudável e sustentável.

Ações:

1 – Capacitação/palestra sobre combate ao trabalho infantil de 11/06 a 15/06, com os alunos envolvidos, ministrado por um profissional de psicologia;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *