Novo aplicativo concentra informações do setor agropecuário catarinense

Foto: Divulgação/SAR

Os catarinenses terão acesso a informações de safra, desempenho da produção agropecuária, preços agrícolas e andamento de políticas públicas voltadas ao meio rural, tudo em um mesmo lugar. O InfoAgro irá concentrar os dados do setor produtivo em um aplicativo que poderá ser acessado via computador ou celular. A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) apresentaram o novo Sistema Integrado de Informação Agropecuária nesta quarta-feira (14), em Florianópolis.

O InfoAgro auxiliará o Governo do Estado na coleta, processamento e análise de dados do agronegócio catarinense. Segundo o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, com o aplicativo será possível visualizar a agropecuária como um todo, unindo as informações de safra e o desempenho dos programas da Secretaria da Agricultura. “O InfoAgro traz mais transparência e eficiência para as ações de fomento agropecuário. Nós poderemos analisar com mais precisão os resultados dos programas, perceber quais setores precisam de maiores investimentos e acompanhar o desenvolvimento da safra em todas as regiões”, explica.

O Sistema combinará as informações de políticas públicas, safra e preços desde 2010 até os dias de hoje e de forma regionalizada. Será possível, por exemplo, analisar o crescimento da produção de soja em uma determinada região ou até mesmo em um município específico. “Essa é uma novidade que irá mudar a forma como as pessoas percebem a agropecuária catarinense. E, principalmente, será uma ferramenta importante para os agricultores e pecuaristas do estado, que poderão conhecer os números de outras regiões e se planejar melhor para o futuro”, destaca Sopelsa.

O presidente do Ciasc, Ivan Ranzolin, ressaltou a importância da união de diferentes áreas do Governo do Estado em prol do cidadão. “O InfoAgro irá conectar várias áreas do Governo diretamente com o cidadão. As pessoas terão os dados do agronegócio na palma da mão. Queremos que esse Sistema sirva de modelo para outras áreas do serviço público”.

Nesse primeiro momento, o Sistema contará com informações sobre: safras, preços, SC Rural, Crédito Rural, Crédito Fundiário, Terra-Boa, produção pecuária, comércio exterior, Valor Bruto da Produção e Indicadores de Desempenho da Agropecuária Catarinense.

Por enquanto o Sistema está disponível apenas para área técnica da Secretaria da Agricultura e nos próximos meses será disponibilizado para o público em geral.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *