Volvo C40 é o Carro do Ano na Europa

Rodrigo Leitão
jornalismo@raizesdiario.com.br

Ganhar um prêmio de Carro do Ano na Europa é como conquistar uma Copa do Mundo. Se existe uma premiação disputada no limite da qualidade é essa. Acirradíssimo, o prêmio Car Of The Year 2018 é concedido após julgamento de 82 jornalistas de 24 países, todos especialistas em mercado automotivo. Para conquistar o troféu de 2018, o Volvo XC60 concorreu com o Range Rover Velar e o Mazda CX-5. No ano passado, o vencedor foi o Jaguar F-Pace.

Depois de desbancar os concorrentes numa final com três SUVs, o Volvo XC40 prepara sua chegada ao mercado brasileiro. A pré-venda já começou e as primeiras unidades desembarcam em abril. As encomendas já ultrapassam 325 veículos e o preço a partir de R$ 170 mil. As 70 unidades da série especial First Edition se esgotaram em apenas 25 horas, na pré-venda. O reforço comercial se dará em junho, quando chega a versão T4, de 190 hp de potência máxima.

A Volvo é considerada a fabricante com maior êxito em segurança nos veículos que produz e, agora, com a premiação de Carro do Ano Europeu, soma mais um quesito importante a seu cartel.

“Ganhar este prêmio com o nosso Novo XC40 é um timing perfeito”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. “A Volvo tem agora três SUVs disponíveis mundialmente em sua gama pela primeira vez. O XC40 contribuirá para um forte crescimento da marca, nos levando a um novo segmento que mais cresce no mercado, o de SUVs compactos”.

A vitória do XC40 reforça a posição da linha completa de utilitários esportivos globais da Volvo, que conquistaram premiações de Carro do Ano na Europa ou na América do Norte. Tanto o XC90 como o SUV médio XC60 foram premiados com o título norte-americano de Carro do Ano na categoria nos últimos dois anos. O prêmio europeu do Car Of The Year 2018 se soma a outro reconhecimento recente para o XC40, o Prêmio de Carro do ano pela publicação automotiva líder do Reino Unido, What Car.

De acordo com o fabricante, o XC40 estabelece um novo padrão em seu segmento em termos de tecnologia, design, conectividade e segurança. Os pedidos de reserva já excederam os 20 mil carros em toda a Europa e os Estados Unidos, indicando que esta é uma combinação atraente para os clientes. Em breve o XC40 será lançado na China – o maior mercado de automóveis do mundo – onde a Volvo espera um forte interesse do público.

O XC40 é o primeiro modelo da nova Arquitetura de Veículos Modulares Compactos (CMA) da Volvo Cars, que apoiará todos os carros futuros da série 40, incluindo veículos totalmente eletrificados. Desenvolvido em conjunto com a Geely, a CMA fornece à empresa as economias de escala necessárias para este segmento. Esse SUV também é o primeiro Volvo a usar um recurso de compartilhamento de carros (car sharing), habilitado através da tecnologia de chave digital da Volvo e da plataforma de serviços conectados Volvo On Call. Os proprietários do XC40 podem simplesmente compartilhar seu carro com familiares e amigos sem ter que entregar uma chave física.

Sistema de venda igual a de telofone celular

Com o SUV, será lançado pela primeira vez o novo serviço de assinatura da Volvo Cars, o Care by Volvo, que oferece acesso ao carro através de uma assinatura mensal fixa, em vez da propriedade do carro. Oferecido na Europa e Estados Unidos, o Care by Volvo faz com que um carro seja acessível e sem complicações assim como é ter um telefone celular.

Os recursos de segurança e assistência ao motorista no XC40 incluem City Safety, Mitigação de Pista Oposta, Cross Traffic Alert com assistência a frenagem e câmera 360°, que ajuda os motoristas a manobrar seu carro em lugares estreitos.

O XC40 também oferece ideias engenhosas de design de interiores e de armazenamento de objetos, com espaço mais funcional nas portas e sob os assentos, como uma área especial para celulares (incluindo carregamento por indução), um gancho para sacolas pequenas, além de uma lixeira removível no console central.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *