Volvo C40 é o Carro do Ano na Europa

Rodrigo Leitão
jornalismo@raizesdiario.com.br

Ganhar um prêmio de Carro do Ano na Europa é como conquistar uma Copa do Mundo. Se existe uma premiação disputada no limite da qualidade é essa. Acirradíssimo, o prêmio Car Of The Year 2018 é concedido após julgamento de 82 jornalistas de 24 países, todos especialistas em mercado automotivo. Para conquistar o troféu de 2018, o Volvo XC60 concorreu com o Range Rover Velar e o Mazda CX-5. No ano passado, o vencedor foi o Jaguar F-Pace.

Depois de desbancar os concorrentes numa final com três SUVs, o Volvo XC40 prepara sua chegada ao mercado brasileiro. A pré-venda já começou e as primeiras unidades desembarcam em abril. As encomendas já ultrapassam 325 veículos e o preço a partir de R$ 170 mil. As 70 unidades da série especial First Edition se esgotaram em apenas 25 horas, na pré-venda. O reforço comercial se dará em junho, quando chega a versão T4, de 190 hp de potência máxima.

A Volvo é considerada a fabricante com maior êxito em segurança nos veículos que produz e, agora, com a premiação de Carro do Ano Europeu, soma mais um quesito importante a seu cartel.

“Ganhar este prêmio com o nosso Novo XC40 é um timing perfeito”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. “A Volvo tem agora três SUVs disponíveis mundialmente em sua gama pela primeira vez. O XC40 contribuirá para um forte crescimento da marca, nos levando a um novo segmento que mais cresce no mercado, o de SUVs compactos”.

A vitória do XC40 reforça a posição da linha completa de utilitários esportivos globais da Volvo, que conquistaram premiações de Carro do Ano na Europa ou na América do Norte. Tanto o XC90 como o SUV médio XC60 foram premiados com o título norte-americano de Carro do Ano na categoria nos últimos dois anos. O prêmio europeu do Car Of The Year 2018 se soma a outro reconhecimento recente para o XC40, o Prêmio de Carro do ano pela publicação automotiva líder do Reino Unido, What Car.

De acordo com o fabricante, o XC40 estabelece um novo padrão em seu segmento em termos de tecnologia, design, conectividade e segurança. Os pedidos de reserva já excederam os 20 mil carros em toda a Europa e os Estados Unidos, indicando que esta é uma combinação atraente para os clientes. Em breve o XC40 será lançado na China – o maior mercado de automóveis do mundo – onde a Volvo espera um forte interesse do público.

O XC40 é o primeiro modelo da nova Arquitetura de Veículos Modulares Compactos (CMA) da Volvo Cars, que apoiará todos os carros futuros da série 40, incluindo veículos totalmente eletrificados. Desenvolvido em conjunto com a Geely, a CMA fornece à empresa as economias de escala necessárias para este segmento. Esse SUV também é o primeiro Volvo a usar um recurso de compartilhamento de carros (car sharing), habilitado através da tecnologia de chave digital da Volvo e da plataforma de serviços conectados Volvo On Call. Os proprietários do XC40 podem simplesmente compartilhar seu carro com familiares e amigos sem ter que entregar uma chave física.

Sistema de venda igual a de telofone celular

Com o SUV, será lançado pela primeira vez o novo serviço de assinatura da Volvo Cars, o Care by Volvo, que oferece acesso ao carro através de uma assinatura mensal fixa, em vez da propriedade do carro. Oferecido na Europa e Estados Unidos, o Care by Volvo faz com que um carro seja acessível e sem complicações assim como é ter um telefone celular.

Os recursos de segurança e assistência ao motorista no XC40 incluem City Safety, Mitigação de Pista Oposta, Cross Traffic Alert com assistência a frenagem e câmera 360°, que ajuda os motoristas a manobrar seu carro em lugares estreitos.

O XC40 também oferece ideias engenhosas de design de interiores e de armazenamento de objetos, com espaço mais funcional nas portas e sob os assentos, como uma área especial para celulares (incluindo carregamento por indução), um gancho para sacolas pequenas, além de uma lixeira removível no console central.

 

Comments
  1. Dériklis Robson
  2. Dériklis Robson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *