Ilumine-se neste outono-inverno

Investir em uma boa iluminação pode fazer toda a diferença na decoração de qualquer ambiente. Afinal, uma casa bem decorada conta com belos lustres e pendentes. Requintados, sofisticados, modernos ou simples, há diferentes modelos que, além de iluminar o espaço, darão um brilho especial a sua decoração. Mesmo os lustres mais simples conferem um charme único, deixando o ambiente mais aconchegante, com luminosidade adequada. Exceto pelo fato de que ambos são pendurados no teto para iluminar os ambientes, os lustres e os pendentes possuem diferenças pontuais. A grande diferença entre eles está na sua intenção decorativa e o estilo que imprimem no ambiente. Os lustres são peças mais elaboradas, geralmente com várias lâmpadas e detalhes, produzindo iluminação difusa, ou seja, a luz se espalha por todo o ambiente. Em ambientes como salas com pé direito alto, por exemplo, os lustres podem ser protagonistas, tornando o ponto focal da decoração, agregando a personalidade do estilo de lustre escolhido. Já os pendentes apresentam iluminação mais direta, com foco para baixo. Em geral apresentam apenas uma lâmpada e criam um ambiente mais acolhedor e aconchegante. Os lustres para sala de jantar são comuns de serem encontrados nas casas, por ser um cômodo em que a família se reúne para fazer suas refeições. Para chamar atenção e prender os olhares de seus convidados, aposte no tradicional lustre de cristal. Eles costumam ser mais caros, contudo, o charme que imprimem ao ambiente é recompensador. Esse item decorativo pede um ambiente mais luxuoso com tons de branco e decoração clean. É interessante combiná-los com outros elementos mais discretos, cores neutras e peças elegantes e simples, para criar uma harmonia no ambiente. Lembrando que o excesso de informações pode deixar a decoração pesada.

 

TENDÊNCIA PARA 2018

Decoração retrô-industrial – Os canos de cobre vieram com tudo esse ano! Eles estão presentes em vários aspectos da decoração: usados na montagem de mesinhas, lustres, suportes e diversos artigos decorativos. As luminárias desse material resgatam a atmosfera da época industrial e ficam super delicadas. Elas são formadas por linhas finas que compõem estruturas geométricas: losangos, cubos, cilindros – são muitas as opções! As lâmpadas ficam à mostra na estrutura, dando um toque mais despojado para a luminária. Essa é a escolha perfeita para quem curte um estilo mais retrô e elegante.

 

Minimalistas – Você, com certeza, já ouviu falar no minimalismo como estilo de vida. Essa tendência prega o desapego de tudo que é excesso, para que você tenha apenas o necessário. Por isso, chega de usar luminárias grandes e pesadas! A ideia é apostar em uma linha mais clean e discreta, com lustres menores e sofisticados. Você também pode usar lâmpadas de LED para iluminar de forma mais eficiente. Esse tipo de iluminação é mais econômico, emite pouco calor e tem maior vida útil. Essa é uma ótima escolha para iniciar o ano com o pé direito.

 

Estilo rústico – Se tem uma tendência que nunca sai de moda é a rústica. Ela sempre aposta em itens de madeira e fibras naturais para trazer personalidade e vida à decoração. Neste ano, a aposta é usar a madeira com materiais mais frios, como ferros e espelhos. Você pode utilizar tons mais escuros para contrastar com tetos claros, ou até mesmo pendentes de bambu para garantir estilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *