SC terá Laboratório Público de Inovação

Para utilizar a tecnologia nas ações estratégicas de diversos setores do Governo do Estado, o governador Eduardo Pinho Moreira, anunciou, na noite de quarta-feira, 7, durante a abertura do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em Florianópolis, a criação de um laboratório público de Inovação em parceria com a Acate (Associação Catarinense de Tecnologia). O evento que contou com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e da presidente do Confap, Maria Zaíra Turchi, foi marcado por vários atos de fomento ao setor no Estado e do programa Sinapse da Inovação.

Em seu discurso Eduardo Pinho Moreira reforçou a importância da parceria público-privada no setor da tecnologia e anunciou que ainda este mês será formalizada a criação de um laboratório público de Inovação para o desenvolvimento de ideias e projetos que tornem mais eficientes a atuação do Estado em áreas e ações prioritárias. “A tecnologia é muito rápida e o poder público estadual também não pode esperar. Por isso nós vamos criar este ambiente que vai desenvolver e apontar mecanismos e ferramentas adequadas para avançarmos e prestarmos um serviço de melhor qualidade a toda a sociedade catarinense”, informou o governador.

Na área da Segurança Pública, por exemplo, o governador afirmou que a tecnologia tem sido fundamental e decisiva nas ações de combate à criminalidade. Ainda nesta área, o Estado lançou o edital de chamamento para o credenciamento de empresas que tenham interesse em ceder, sem ônus ao Estado, imagens de circuitos de monitoramento para o uso estratégico da Segurança Pública em Santa Catarina. “É mais uma ação que fortalece as parcerias que aliam Tecnologia e Inovação para a melhoria do serviço que chega ao cidadão”, salientou Eduardo Pinho Moreira.

Ao destacar as ações de incentivo na área da Tecnologia e Inovação, o ministro Gilberto Kassab reconheceu que Santa Catarina, mais uma vez, dá exemplo para o país. “Esse é um caminho que gera conhecimento, desenvolvimento humano e científico, que aponta soluções, sobretudo em períodos de crise, como o país atravessa. Santa Catarina, que já detém tantos indicadores sociais de referência, desponta também com ações e resultados importantes na área da Tecnologia. Toda essa conjuntura é reflexo de investimentos bem realizados nas últimas décadas e que serão ainda mais positivos no futuro”, enalteceu.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *