Mergulhe no mundo do Dão

Rodrigo Leitão
jornalismo@raizesdiario.com.br

Na minha opinião, na dúvida vá de vinho português. Considero os vinhos portugueses os de melhor custo benefício do mundo. E, em Portugal, o que importa nem são tanto as uvas e sim o modo de fazer vinhos. Alguns rótulos apresentam até 38 uvas em suas composições, muitas das quais nem se sabe o nome. Mas o resultado final é sempre encantador. Diferentemente de França e Itália, onde os produtores se valem da fama para vender, em Portugal não existe vinho ruim.

Hoje vamos falar de uma região específica, situada no centro norte daquele país, a Região do  Dão. Alguns especialistas que ali está a “Borgonha portuguesa”. Realmente, a produção de tintos e brancos é primorosa por lá.

O vinho de hoje está à venda na adega do Colmeia Center por R$ 81,99, dentro da margem brasileira onde encontramos a garrafa até por R$ 100. Falo do Opta 2015. Esse vinhaço assinado pelo enólogo Nuno Cancela de Abreu traz três uvas em sua composição: Touriga Nacional (45%), Alfrocheiro (30%) e Tinta Roriz (25%). Essa mistura ou blend ou assemblage garante uma harmonização maravilhosa com carane vermelha grelhada, churrasco, frango ou coxa de peru grelhados, massas com molhos vermelhos, pratos picantes ou queijos leves, pão de queijo, biscoito de queijo, polenta temperada.

É um vinho potente, que chegou ao mercado no ano passado, depois de ficar dois anos guardado na garrafa lá dentro da vinícola, esperando chegar ao momento mais apropriado para o consumo imediato. Mas você pode guarda-lo por uns oito anos ainda. Traz um teor alcoólico de 13% e deve ser servido a 16 graus. Apresenta uma rubi brilhante, o que denota sua jovialidade e exala frutos vermelhos maduros, num vinho suave, com frescor, e muito agradável.

A vinícola Opta é nova, foi fundada em 2013 pelo empresário internacional do vinho Camilo Leite. Ele “optou” pela região do Dão, uma das primeiras a serem demarcadas em Portugal e com DOC desde 1908, pelo clima que recebe bons ventos do Atlântico, é emparedada por . Recentemente, o Opta foi classificado entre as “50 melhores compras de vinho português”. Sua curta carreira já garantiu mais de dez prêmios de Ouro e Prata. Vale a apreciação!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *