Abertas inscrições para o Grupo Caminhada Corpo e Mente

Claudia Mota
jornalismo@raizesdiario.com.br

“A procura por um exercício físico não deve ser apenas para obter gasto energético, mas, principalmente, para promover relaxamento, alívio do estresse e ansiedade. Com isso, pode-se proporcionar uma boa relação com o corpo (melhorar a autoestima) e alimentação (reduz a fome emocional)”, afirma a nutricionista Maiele Kremer que junto com a psicóloga Daiane Vieira e a fisioterapeuta Janaína Marostica, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Joaçaba (NASF), convidam a todos os munícipes a participar do “Grupo de Caminhadas Corpo e Mente” que começa na próxima terça-feira, dia 27 de fevereiro. O grupo se encontrará na Secretaria de Saúde, toda terça e quinta-feira, às 7h45. Serão cerca de 45 minutos de caminhada, após o exercício aeróbico haverá um alongamento para finalizar a atividade.

Segundo as profissionais, “a ideia principal é criar um grupo de caminhada visando incentivar a prática do exercício físico pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma orientada e segura. A ação é voltada à atividade física, exercício terapêutico, visando sempre a promoção da saúde física e mental.”

Maiele conta que todos os participantes serão convidados a realizar avaliação nutricional, com orientação sobre alimentação consciente e saudável. “A ideia do acompanhamento é garantir atividades que gerem também uma progressão ao participante, e não se torne apenas parte de uma rotina, sem evolução”. Além de toda orientação, os participantes da caminhada poderão trocar experiências e ter constante aperfeiçoamento.

BENEFÍCIOS

Maiele, Daiana e Janaína citam os benefícios da caminhada orientada: melhora a qualidade de vida; auxilia no controle de diabetes e do colesterol; auxilia na respiração de modo adequado à intensidade do esforço; contribui para a saúde do coração; incentiva caminhar com eficiência e conforto; ajuda a afastar a depressão; aumenta a sensação de bem-estar; combate ao estresse; traz impactos positivos para a autoestima; diminui a sonolência; e aumenta a disposição para a realização das tarefas diárias.

DICAS

Elas também dão dicas para uma boa caminhada: não usar calça jeans; procurar um tênis adequado e leve para a atividade; estar hidratado; não caminhar com estômago vazio; comer algo leve, como frutas e sucos; e se fizer uma refeição mais pesada esperar pelo menos 1 hora para realizar a atividade. A atividade física é sugerida no mínimo 30 minutos diários.

A atividade é gratuita. Quem tiver interesse em participar do “Grupo Caminhada Corpo e Mente” é só entrar em contato pelo telefone: 3521-1555, ramais: 209 (Daiane) e 221 (Maiele).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *