Procon alerta sobre golpe da lista telefônica

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Joaçaba alerta aos comerciantes e autônomos para o “golpe da lista telefônica”. Segundo o coordenador do Procon no município, Júlio Cesar de Souza, na últi

ma semana vários empresários foram vítimas da fraude em Joaçaba. Ele explica que geralmente o golpe acontece por telefone. “As vítimas recebem ligações de falsas editoras de listas telefônicas pedindo para atualizar dados cadastrais com o intuito de renovar, sem custos, contrato de divulgação gratuita no site ou publicação na lista telefônica online”, relata.

Segundo Júlio Souza, em seguida, os golpistas enviam um documento por e-mail pedindo para assinar, carimbar e devolver. Ocorre que o empresário ou o funcionário não observam que se trata na verdade, de um contrato com valores definidos, em letras mínimas, o que dificulta a atenção de quem vai assinar, lembrando que a legislação determina a utilização de no mínimo a fonte 12 para contrato de adesão. Passados os sete dias que a Lei do Direito do Consumidor dá como prazo de arrependimento, começam as ligações de cobranças, ameaças de protesto e cobrança judicial.

De acordo com o representante do Procon Joaçaba, somente na última semana, cinco empresários procuram o Procon para relatar o golpe. Souza orienta a população que em

caso de suspeita do golpe procurem o órgão antes de fazer o pagamento. “Além de procurar o Procon, é preciso que a vítima reúna o maior número possível de documentos enviados pela empresa golpista e para registrar a reclamação”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *