Dicas para beber e comer bem na folia

   

Rodrigo Leitão
jornalismo@raizesdiario.com.br

Está todo mundo se preparando para a folia de Momo. Mas alguém já parou pra pensar que enfrentar uma maratona de pulação em blocos e desfiles requer preparo e boa alimentação? Não, então aproveite as dicas: afinal brincar Carnaval pode não parecer, mas é uma atividade de alto impacto. E para isso é preciso estar bem alimentado, o que não significa comer muito e sim consumir alimentos com qualidade para deixar o corpo preparado como se você fosse participar de uma competição esportiva. Isso é possível, inclusive, na rua. Vários bares e restaurantes de Joaçaba estarão abertos durante os dias de folia e muitos têm em seus  cardápios as proteínas e vitaminas necessária para suprir as perdas da folia.

Procure alimentos como mandioca, rica em carboidrato natural, aquele que não vira bomba de açúcar nem eleva tanto os triglicerídios. Na hora de comer, deixe de lado as bebidas alcoólicas e tome sucos, principalmente de laranja, limão e acerola, porque são ricos em vitamina C e favorecem maior absorção dos alimentos. De sobremesa, prefira frutas como maçã e banana, que ajudam a produzir glicose e a fortalecer os músculos.

E não se esqueça de beber muita água!

Água de coco – O excesso será compensado com saladas, principalmente as que levam mais plantas verdes escuras, que são ricas em ferro (agrião, brócolis, couve) e proteína de carne branca. Como o ambiente carnavalesco é de muito calor, o recomendável é ingerir peixe, que tem ômega 3 e proteína leve.

Mas não abuse da água de coco, porque ela tem muito potássio e sódio. Essa combinação, em excesso, pode acelerar a calcificação das artérias coronárias. O recomendável é meio litro de água de coco e um litro e meio de água normal, no mínimo, por dia. Assim você repõe os sais minerais e hidrata o corpo. E, só para lembrar, água com gás e refrigerante não hidratam. O gás é carbônico e os rins não filtram essa mistura.

Sucos – Vale de tudo um pouco. Para repor as energias, prefira pratos da culinária italiana, à base de legumes e carboidratos. Massas como ravióli e talharim, e sempre com molho à base de tomate, rúcula e mussarela de búfala. E esses pratos podem ser acompanhados de peixes como salmão e porções de purê de batatas inglesa ou baroa e até mandioca. Arroz tipo carreteiro, com ossobuco, acompanhado de mandioca amarela, tipo risoto, também é um bom prato para garantir a malhação do Carnaval. Vale até pizza., mas não vale fast-food.

Os sucos são fundamentais, principalmente para quem vai desflar ou enfrentar uma exaustiva programação de bloco. Eles devem entrar nos intervalos das refeições e durante ou imediatamente após a folia. Por exemplo: sucos verdes, para garantir a absorção do que você comeu durante o dia e para repor sais minerais e ferro. Nesse caso, maçã com pepino e folhas verdes. Para dar mais energia durante a folia carnavalesca, suco que combine laranja, couve, manjericão, hortelã e mel. É extremamente energizante e revitalizador.

Sushi – Se você for adepto da cozinha oriental, ótimo! A comida japonesa é excelente aliada nesta hora. E ainda vai ajudar a emagrecer! Geralmente, a comida japonesa ofertada no Brasil é elaborada à base de proteína animal, peixe, arroz (carboidrato e amido) e algas (ricas em proteínas, vitaminas e sais minerais). Então, se você cair no sushi e sashimi antes de pular Carnaval, você estará bem alimentado, mas com uma comida leve que fortalecerá a sua  musculatura e não lhe dará muita massa calórica para queimar. O resultado é emagrecimento saudável. Isso é importante, porque muita gente pode manter a dieta no Carnaval migrando para a comida japonesa.

O doce vale também, para rebater qualquer bebida alcoólica. Prefira sorvetes de frutas que tenham calda de chocolate, castanha, creme, porque são energéticos.

 

ONDE COMER EM JOAÇABA

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *