Sedã longevo, espaçoso e econômico

Rodrigo Leitão
jornalismo@raizesdiario.com.br

Com os elevados impostos e lucros majorados em algumas revendas, focar o olhar na direção da China pode ser uma alternativa para quem quer adquirir carros longevos, econômicos e preço acessível. E assim o “completão” da Lifan pode ser uma boa pedida. Ele traz uma farta lista de itens de série, muitos anos de garantia e preço atrativo. Falo do Lifan 530, vendido a partir de R$ 41.990.

O Lifan 530 seduz pelo preço e pela lista de itens de série recheada, mas não se preocupa com o conforto. É montado para atender a necessidade de rodagem e não pensando no desfile de veículos pela rua principal da cidade. Ou seja, jogou o luxo no lixo para ter oferecer o que você mais precisa: bons itens de série, economia e espaço.

O propulsor 1.5 a gasolina oferece 103 cv a 6 mil rpm e o torque é de 13,6 kgfm entre 3.500 e 4.500 giros. O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos – índice alto se comparado ao dos rivais do segmento. Bate o o Renault Logan 1.6 manual, que leva 12,5 s. É um carro extremamente econômico na estrada, chegando a 19,6 km/l no trecho rodoviário. Na cidade, faz média de 10,3 km/l.

O espaço interno do 530 é muito bom. O modelo possui 4,30 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,49 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. Há uma boa área para as pernas, já que o piso do sedã é completamente plano. O porta-malas comporta 438 litros.

Montada em Montevidéu, no Uruguai, a versão topo de linha do terceiro carro da Lifan no Brasil custa R$ 43.990. Pelo preço, há um pacote generoso de itens de série, que ultrapassa todos os rivais. O 530 Talent tem ar-condicionado, trio elétrico, direção e banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, faróis com ajuste de altura, freios a disco nas quatro rodas com EBD, descanso de braço central, sensor de ré, isofix, farol de neblina, sistema de som com CD, MP3 e USB, multimídia com GPS e câmera de ré. Há também um pacote de R$ 1.500 que acrescenta bancos de couro e luzes diurnas de led.

 

FICHA TÉCNICA

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, comando duplo, gasolina
Cilindrada: 1.498 cm
Potência: 103 cv a 6 mil rpm
Torque: 13,6 kgfm de 3.5000 a 4.500 rpm
Transmissão: Manual de cinco velocidades, tração dianteira
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos na frente e atrás
Pneus: 185/60 R15
Dimensões: Comprimento 4,30 m; Largura 1,69 m; Altura
1,49 m; Entre-eixos 2,55 m
Capacidades: Tanque 42 l; Porta-malas 438 l (aferido)
Peso: 1.140 kg

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *