Um jardim dentro de casa

Montar um jardim de inverno em casa é uma tarefa mais simples do que você imagina. Qualquer cantinho pode ser transformado e se tornar o lugar perfeito para cultivar plantas e relaxar. Esse cômodo que tem ganhado cada vez mais destaque nas residências nada mais é do que um jardim interno. O jardim de inverno é uma forma de levar um pouco da natureza para dentro de casa. Ele permite cultivar árvores em miniaturas, flores e folhagens.

Esse espaço se popularizou principalmente nos imóveis sem quintal. Antes de construir o seu, é preciso considerar uma série de fatores para não cometer erros e prejudicar esse espaço de refúgio. Na hora de montar o planejamento, os moradores devem considerar o local, a decoração, a vegetação e as necessidades de manutenção. Algumas residências são construídas com um espaço reservado para o jardim. No entanto, quando a arquitetura não favorece, as pessoas costumam improvisar o ambiente embaixo da escada, na varanda, na sacada ou mesmo salas anexadas. O local pode ter teto ou não, mas é muito importante que receba claridade natural.

O uso de porta de vidro para isolar o jardim também contribui com a iluminação. As plantas são responsáveis por definir o paisagismo do jardim de inverno. No entanto, vale a pena tomar cuidado com a seleção das espécies. De modo geral, as melhores plantas são aquelas que se adaptam ao interior da residência, que são resistentes e se mantém bonitas por muito mais tempo, como é o caso da palmeira Raphis, lírio da paz, lança-de-são-jorge, Pacová, Filodendro Xanadu, Ráfias, Chamaedorea, Yucca, Dracenas, Ripsális, Pata-de-elefante, Zamioculca e Espada-de-são-jorge.

A decoração do jardim de inverno depende do estilo do ambiente. Ela pode ser rústica ou contemporânea, tudo depende das preferências dos moradores. Há uma série de elementos decorativos que podem fazer parte do ambiente, como vasos de concreto, lareiras ecológicas, pedras decorativas e aconchegantes móveis de madeira. Caso o espaço seja pequeno, uma estrutura de jardim vertical pode ser uma ótima opção. Há muitas ideias interessantes que podem ser usadas como suporte, como é o caso das escadas, placas com vasos acoplados, paletes de madeira e até mesmo garrafas de plástico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *